Quando imprimimos fotos ou revelamos; como eram feitas mais comumente antigamente; queremos duas coisas. Qualidade, nitidez e cores fiéis, mas também durabilidade. Queremos que essa foto fique em bom estado por muito, muito tempo.
Sempre lembramos de nossas fotos antigas, em especial aquelas apenas em preto e branco. Elas são exemplo, embora sem cores, de fidelidade e durabilidade. E queremos que nossas fotos hoje tenham o mesmo impacto e que sejam duráveis também.
Infelizmente, as impressoras mais baratas que existem atualmente, trabalham com tinta corante, que utilizam cartucho ou jato de tinta. Mas elas não são duráveis. Se não tiver proteção na foto, a tinta começa a desbotar com apenas 6 meses. Muitos fazem processos para proteger a foto utilizando spray de verniz ou laminação a frio ou quente. Isso garante uma durabilidade maior. Mas mesmo assim, poderíamos garantir apenas uns 3 anos de durabilidade.
Daí, surge a tinta pigmentada. (Que é a que eu uso em meus trabalhos.) Essa tinta é impermeável e resiste a ação da luz de modo muito mais poderoso. Uma impressão em papel offset comum já tem uma durabilidade incrível. Tanto que as impressoras atuais estão vindo de fábrica, com o preto pigmentado, pois a impressão de documentos em preto garantiria proteção contra a umidade e claro durabilidade.
O que conta a favor de usar a tinta pigmentada, é a durabilidade incrível sem a necessidade de laminação.
O que conta contra são o fato das fotos não ficarem com as cores tão vibrantes como no uso da tinta corante. Outro ponto, é o fato dela não fixar no papel fotográfico gloss (brilhante comum). Teria que usar o papel fotográfico microporoso, que é muito mais caro.
Conclusão:
Usar papel fotográfico matte (fosco) e se quiser uma foto com brilho, laminar. (Eu uso BOPP brilho) As fotos saem incríveis. Veja essa que fiz, eu tirei essa foto do pão de açúcar. Imprimi no fotográfico matte 180g e fiz 2 laminações uma fosca que acaba tendo um leve brilho e outra com brilho.
Fosca
Laminação Fosca
Laminação Brilho
Muito bom. Ainda mais porque aí vemos a diferença neste tipo de impressão.